Ativ. 5 - Animatronic

Nessa tarefa tivemos que utilizar um arduino para programar e construir um robô, ou mais especificamente um animatronic. Esse robô deveria apresentar uma personalidade, sua movimentação deveria ser justificada como parte de um personagem ou cena na qual ele iria participar. Com relação a parte eletrônica, deveríamos utilizar as seguintes peças:
  • 1 arduino
  • 1 servo-motor
  • 1 LDR
  • 1 buzzer
  • 2 leds
A primeira parte desse desafio consistia em fazer o projeto do robô, com o planejamento de como seria esse robô, esboços para ilustrar a ideia e uma lista de materiais e ferramentas necessárias para sua confecção. Minha equipe decidiu fazer um R2-D2 que, ao ser acionado o sensor LDR, mexesse a cabeça de um lado para o outro, piscasse os leds e fizesse sons. A seguir estão os materiais usados para fazer o animatronic e os esboços iniciais:

  • 1 bola de isopor
  • Papel grosso
  • Palitos de dente
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Canetas coloridas
A segunda parte do desafio foi construir e programar o robô. Para montar o robô, primeiro cortamos a bola de isopor ao meio, sendo essa peça a cabeça. Então espetamos dois palitos na parte de baixo da semi-esfera e tiramos as medidas do comprimento dos palitos e da altura do servo-motor. Também medimos a circunferência da semi-esfera. Essas medidas foram usadas para cortar o papel grosso do tamanho certo para fazer o corpo do R2-D2. Após isso, colamos o papel para que ele formasse um cilindro e fizemos três furos na sua lateral, por onde iriam passar os leds e o LDR. Também foi feito um corte na base do corpo para que houvesse uma passagem para os fios dos componentes ao arduino. Por último, foi feita a pintura do robô com canetas coloridas.




Com relação à programação, procuramos por códigos já prontos na internet que pudéssemos adaptar para as nossas necessidades. Uma mudança que fizemos no conceito do robô foi que, em vez de sons, ele tocaria a música da marcha imperial, de Star Wars. Aproveitando a vibe do lado negro da força, resolvemos pintar o R2-D2 como uma variação preta.

Para integrar os componentes do arduino com o robô utilizamos bastante fita adesiva. Pregamos o servo-motor na mesa para que ele não saísse do lugar. Os fios foram colados nas laterais internas do corpo do robô, para que não batessem nos palitos de sustentação da cabeça quando ela girasse. O corpo também foi fixado na mesa para que ele ficasse na posição certa.

Um equipamento que tivemos que utilizar a mais foi o breadboard. Estávamos tendo problemas com a quantidade limitada de entradas de ground e 5 volt e precisamos dessa peça para poder aumentar a quantidade das mesmas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Final - TED Talk

Ativ. 3 - Fazendo um robô